Deputado Quer Liberar Maconha no Paraguai

14/01/09

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski – SopaBrasiguaia.com

Maior produtor de maconha da América do Sul, o Paraguai pode, se depender dos esforços do deputado Elvis Balbuena, membro da base de apoio ao governo de Fernando Lugo, liberar o plantio de maconha para formalizar as atividades do setor e erradicar a atuação de grupos mafiosos.

Em entrevista aos jornais La Nación e ABC Color, Balbuena anunciou que apresentará, em breve, um projeto de lei para que o plantio e a comercialização da maconha sejam descriminalizados no país. A iniciativa, segundo o parlamentar, estaria em fase de estudos jurídicos.


“Em nosso país, há uma quantidade enorme de maconha”, disse. “Hoje, a realidade é esta, e a maconha é cara porque é proibida, tal como o álcool em Chicago, na era de Al Capone. Agora, estamos recolhendo a história desta planta, que já existia em 8.000 A.C. e já havia consumo”.

Segundo Balbuena, a expansão das áreas de cultivo de maconha pode estar relacionada, intimamente, aos conflitos agrários eclodidos na região de San Pedro, retomando o argumento utilizado pelo jornal ABC Color em uma série de reportagens que apontavam vínculos entre camponeses e narcotraficantes.

No Alto Paraná, departamento (estado) fronteiriço cuja capital é Ciudad del Este, agentes da Polícia Nacional paraguaia investigam o envolvimento entre camponeses radicalizados do município de Itakyry, nas proximidades do Lago de Itaipu, e quadrilhas brasileiras dedicadas ao tráfico de drogas.

“Por trás de tudo isso existem máfias, cartéis bem organizados e poderosos que operam, inclusive, a partir do Brasil, e que envolvem camponeses humildes paraguaios, que, no final das contas, pagam por estes delitos”, argumentou Balbuena.

“A única maneira de desalentar este tipo de ilícitos é controlando e regulando a produção da erva, conforme critérios sanitários, legais e ambientais. Quando a sociedade estiver o suficientemente consciente, poderemos levar à prática este projeto, mas, pelo menos, queremos iniciar o debate”, finalizou.

14/01/09 21:53
Cheech:

essa história de deputado querendo legalizar maconha é repetida hein?
=x

 
15/01/09 00:14

Parabéns pelo post e pelo blog

Sucesso em 2009

Jeniffer

 
19/01/09 18:04
roberto:

Pensamento positivo para que esse debate emplaque na nossa atrasada sociedade, o assunto “drogas e drogados” deve ser cuidado pelo ministério da saúde não da policia ! Por favor Paz na Terra aos homens de boa vontade !

 
24/01/09 16:37
Italo:

Seria muito bom legalizar a maconha la no paraguai,pois seria um começo e quem sabe pode acontecer aqui no brasil, chega de apanha de policia

_\|/_

 
06/02/09 18:03
italo:

o que deu esse deputado com a legalização ?

ja foi esquecido ?

 
29/05/09 07:53
edvaldo:

eu tabem acho que deve libera a maconha
pq se libera ai vai ficar ate sem graça pros bandidos e a criminalidade pode ate diminuir
pq sendo liberado nao tem graça faser nada escodido vai ta liberado

 
31/07/09 16:08
mauricio:

eu sou a favor da liberdade, acho que deveriamos liberar a maconha para acabar com os criminosos e de quebra liberar o porte de arma, assim podemos nos defender dos que sobrarem…

 
09/08/09 00:53
Batman:

Liberar maconha e porte de armas tb??? Mauricio…tu é maluco!
Liberar maconha ja ia dar merda pq com a legalização o crime organizado ia perder muito dinheiro e assim, os assaltos, assassinatos e sequestros iam aumentar mtooo. Dai tu ainda quer liberação de porte de arma?! O pais já ta uma merda e tu quer q fique ainda pior?!
Olha liberação de porte de arma essa ai não vou nem comentar, só pode ser sacanagem.
Esse pais ainda tem que investir mtooo em educação pra liberar maconha. Vcs acham que é simples assim como apertar um baseado: liberou e pronto, acabou o problema. As coisas não são tão simples assim. As drogas nunca deveriam ter sido proibidas, nenhuma. Agora o poder paralelo ja existe e jah tem muita força devido a venda de drogas. Se liberar, quem é que vai cobrir o rombo no orçamento da bandidagem? Adivinha quem?! Nós porra. Vamo ter que pagar com dinheiro e com sangue. E eu não to afim de pagar nada não.
Vcs gostam de fumar, fumem….mas fumem e vão curtir um som, ver televisão, parem de pensar merda…vcs viajam na maionese…e como eu disse pra um otario ai com o nick de “doidinho”, a maioria no brasil só fuma palha com porcentagem ridicula de thc…msm assim vcs viajam. Acho que fumando maconha de verdade vcs iam acabar explodindo o mundo…

 
09/08/09 01:03
Batman:

OBS: “Esse pais ainda tem que investir mtooo em educação pra liberar maconha.” To me referindo ao Brasil. Qto a legalização no Paraguai eu não digo nada pq eu não sou paraguaio, não moro lá, e nunca fui lá. Portanto, não sei como as coisas funcionam lá.

 
25/08/09 21:08
luiz pereira:

Acorda Brasil, a Argentina já liberou.

 
13/09/09 01:12
anonimo:

demoro libera plante e fume ou compraremos na sousa cruz

 
17/09/09 13:05
dedeck:

ta demorando demais deputado libera logo a erva pra nois…..

 
23/09/09 13:58

devia liberar a maconha no brasim

 
23/09/09 13:59

devia liberar a maconha no brasil

 
26/01/10 09:48
Bruno:

Os jovens de hoje não são como os jovens do passado! antigamente quando se queria alguma coisa se pintava a cara, enguia a bandeira e iamos as ruas! já fizemos isso antes! e com certreza em um período muito mais delicado! e veja só conseguimos… Porém eramos organizados e com argumentos fortes! essa é a forma de sermos ouvidos! com organização e clareza!

 
11/02/10 21:54
cascão:

Batman, o justiceiro, vc tem total razão quanto ao uso de arma , mas sua posiçao quanto a maconha demostra ser um tremendo babaca.

 
29/03/10 06:48
Batman:

Cascão, vc acha que eu sou babaca pq vc quer acreditar que maconha não faz mal e provavelmente acha que eu to brincando qdo digo que a qualidade da maconha fumada no Brasil é péssima, tá entre as piores do mundo.
Mas é verdade. Eu só fumo skunk, bengala, coisa desse tipo….maconha comum pra mim não adianta nada. O que mais cria polemica no assunto ´´maconha´´ é que qdo vc fuma maconha vc não esta usando diretamente a droga…vc tá usando uma flor que contém um percentual da droga….ou melhor das drogas (thc além de cbn, cbd, thcv numas asiaticas, fora as substancias que não causam alteração significativa). No caso das bebidas alcoolicas tb acontece isso. Bebemos uma bebida que contém uma porcentagem da droga. Já no caso das outras drogas conhecidas (cocaina, lsd, heroina, mdma e por ai vai) se usa direto o princípio ativo o que faz com que o efeito da substancia no corpo se torne mais forte. É daí que vem um bando de confusão. O alcool é a mais tóxica, se fosse consumida pura tipo injetada seria gente morrendo de overdose toda hora. Thc quando começar a ser usado puro com muita frequencia vai ser considerado uma das drogas mais perigosas, causadora de surtos psicóticos. No Reino Unido geral ta viciado em skunk e isso ta virando um problema muito sério. Alguns psiquiatras britanicos tao achando mais facil tirar do vicio viciados em heroina e cocaina do que viciados em skunk. Isso tb deve acontecer pq heroina e thc agem de forma muito semelhante no corpo então, como uma droga alivia a falta da outra, os caras param de injetar mas ai começam a fumar mais skunk e dps não conseguem parar. E a abstinencia de thc não vem num rush só . Vem em varios e demora muito mais tempo pra passar do que com as outras drogas que se dissolvem em água. Agora não vem me dizer que fuma td dia 5 baseados dessas maconhas ridículas, prensadas com um monte de semente/folha e que não é viciado. ….a abstinencia dessas porcarias até pode ser considerada leve pq a porcentagem de thc é quase que insignificante, algumas são tão ruins que nem dão abstinencia e nem onda eheheheh
Cascão, se eu sai aqui falando tudo o que eu sei as informações não vão caber no seu cérebro.
Outro dia eu volto pra vc aprender mais um pouquinho.

 
01/04/10 00:22

manifesto favoravelmente a liberação da maconha, uma vez que os usuareos correm muito risco em buscar drogas em favelas e bocas o que mais facil comprar no barzinho ou ir ate a favela?????
parabéns ao deputado que quer lutar pela ideia…….

 
03/04/10 18:01

demoro nao liberarao aimda por que os labaratorios querem entupir o povao de drogas quimicas e a poliça vai fica sem o que fazer e tudo jogada so interese.o alcool boba em toda esquina mas ta liberado .legalizate fora alcool e fume 1 calmante natural.

 
19/05/10 14:23

Esses paraguaios são uns otarios os brasileiros estão tomando conta das plantações explorando-os e vendendo a maconha no Brasil, babacas liberem logo e ganhem voces otarilos.

 
11/09/10 10:45
itallo:

tem q legalizar a maconha no brasil
esse comentario representa a bateria dos zauler
pode cre libera a MACONHA PELO AMOR DE DEUS….